#MATÉRIA DE CAPA
SOILTAIN DW: SOLUÇÃO IDEAL PARA DESSECAGEM DE LODOS E LAMAS
Versátil, produto apresenta diversas aplicações em obras no Brasil e na América do Sul
A geração de lodo proveniente de processos de diversos setores econômicos, frequentemente, impõe grandes desafios para o meio ambiente. Uma quantidade enorme de lodo de esgoto doméstico é produzida diariamente em todo o mundo e, atividades industriais e de mineração, que também produzem grandes quantidades de rejeitos, necessitam de um tratamento ecologicamente correto.
Diante dessas e outras situações, uma alternativa eficiente e ambientalmente correta para os métodos tradicionais são os tubos de dessecagem SoilTain DW, fabricados pela HUESKER. O sistema de contenção têxtil feito a partir de tecidos filtrantes especialmente desenvolvidos para desidratar uma ampla variedade de tipos de lama e lodo, é de fácil instalação, requer baixa manutenção e pode servir como solução temporária ou permanente.
“Desenvolvido, desde sua idealização, com a finalidade de aplicação em obras de engenharia geotécnica em um primeiro momento, ou seja, para a construção de diques e estruturas utilizando o próprio material disponível no local da obra, o SoilTain DW neste período recebia o nome de Hate Tube, uma fôrma feita com um tecido geotêxtil de polipropileno, produto desenvolvido para a aplicação na engenharia de solos, unido através de costuras, sem muito requinte de engenharia construtiva e/ou de confecção”, relembra Eduardo Guanaes, gerente de produtos da HUESKER Brasil. Naquele período, início dos anos 2000, um grupo de acadêmicos brasileiros e estrangeiros, professores e pesquisadores, vislumbravam a aplicação do produto para a retenção de sólidos finos (argilas e siltes). Isso impulsionou uma linha de pesquisa bastante considerável em diversas instituições, em assuntos relacionados à filtração, retenção de sólidos, polimerização, envolvendo conhecimentos variados como a geotecnia, química, hidráulica e engenharia de estruturas, resistências de materiais, entre outras.
“Na HUESKER, iniciavam-se estudos, confecção e desenvolvimento do mercado em meados dessa década, pois o pioneiro, pesquisador, engenheiro e entusiasta da técnica, José Carlos Vertematti, fazia parte do nosso time técnico e, juntamente com nosso diretor-executivo e responsável pelo mercado sul americano, Flávio Montez, iniciou os primeiros investimentos e pesquisas para o desenvolvimento de um produto que atendesse a expectativa, para a aplicação em tratamento dos lodos de ETA, ETE e principais efluentes industriais, bem como lamas advindas de processos de mineração. Nesse momento, conquistamos nosso primeiro grande projeto em 2006, para o tratamento de lodo de ETE de uma concessionária pública no Rio Grande do Sul, e com ele a comprovação da técnica em grandes vazões com efetividade na retenção dos sólidos”, conta Eduardo.
SOLUÇÃO VERSÁTIL
O SoilTain DW é um sistema de tratamento de efluentes líquidos que foi criado com o desafio de promover a retenção dos sólidos e permitir a passagem do líquido pelo tecido filtrante de alta resistência à tração, ao mesmo tempo, aumentando sua eficiência ao longo do processo de filtração.
O produto se aplica a totalidade de efluentes líquidos com alguma presença de sólidos em suspensão. Portanto, é aplicável em lodos do processo de tratamento de água e de esgoto, bem como em efluentes industriais, perpassando pelas lamas advindas de processos de mineração úmida, colaborando de maneira eficaz para a disposição de forma adequada do material sólido que fica retido nas fôrmas têxteis tubulares (FTT’s) possibilitando o reaproveitamento da água envolvida no processo.
SOILTAIN DW PELA AMÉRICA DO SUL
Há mais de 15 anos, a subsidiaria da HUESKER na América do Sul iniciou um longo caminho para desenvolver os departamentos de confecção e produção, apoio técnico de engenharia e gestão comercial com foco específico em soluções com SoilTain DW.
Segmentos essenciais como saneamento (ETAs e ETEs), mineração, industrias diversas que produzem grandes volumes de lodos (alimentos, papel, alimentos etc.), obras de dragagem e projetos portuários complexos tem sido a prioridade desse atendimento, justamente por serem os setores nos quais os benefícios da tecnologia apresentam maior relevância técnica, econômica e ambiental.
A produção local no Brasil, com módulos confeccionados sob medida considerando tecidos especiais para essa aplicação, tem possibilitado atender complexos requerimentos técnicos e logísticos de maneira ágil em vários países do continente”, ressalta Fernando Ruiz, coordenador técnico-comercial da HUESKER na América do Sul.
Entre as principais obras, destacam-se Puerto Capurro, no Uruguai (dessecagem de sedimentos portuários contaminados), PTAR Chilla, no Peru (dessecagem de lodos de estação de tratamento de esgoto), Tranque Carem, no Chile (dessecagem de rejeitos de mineração para conformação de diques), Dique perimetral de uma Usina Termoelétrica no nordeste do Brasil (dessecagem de cinzas), e Refinaria Gabriel Passos, em Minas Gerais, no Brasil (dessecagem de lodos com alto teor de hidrocarbonetos).