MERCADO

 

A importância da flexibilidade das geogrelhas

Especialistas avaliam a relevância do módulo de rigidez da linha Basetrac

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A compatibilidade de deformação entre o solo e o reforço, a geogrelha, é fundamental para o bom desempenho das obras geotécnicas. Geogrelhas rígidas apresentam dificuldades na interação com o solo, o que inibe a mobilização de forças pela interação solo/reforço.
 

“A flexibilidade da geogrelha é muito importante, pois é necessário que ela apresente um elevado grau de adaptabilidade ao solo, característica que aprimora a interação e aderência solo/reforço, propiciando um excelente desempenho do sistema”, afirma José Renato Pandolpho, diretor técnico-comercial da HUESKER Brasil.


A LINHA BASETRAC


A linha de geogrelhas Basetrac foi desenvolvida especificamente para o reforço de estruturas de pavimentos rodoviários, aeroportuários, industriais e ferroviários. “Por se tratarem de estruturas que sofrem solicitações dinâmicas, as geogrelhas Basetrac são fornecidas com resistência à tração de até 80 kN/m e sempre bidirecionais devido a distribuição de carga provocada pelos veículos que trafegam por esses pavimentos”, enfatiza Cássio Carmo, coordenador técnico-comercial da HUESKER Brasil.


O engenheiro ressalta que os produtos da linha são fornecidos em PP (polipropileno), PET (poliéster) e PVA (poliálcool vinílico), o qual a utilização está ligada às solicitações impostas durante sua vida de serviço e cuja compatibilidade de deformação entre o solo e o reforço (geogrelha) é fundamental para o bom desempenho das obras de infraestrutura.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

INTEGRAM A LINHA BASETRAC


Basetrac Grid: podem ser produzidas a partir de filamentos de polipropileno ou de poliéster. Possuem revestimento polimérico para garantia de resistência à degradação por radiação UV e para minimizar os riscos de danos durante a instalação. Essas geogrelhas apresentam uma gama de resistências à tração bidirecional típica de 20 a 80 kN/m. É possível, no entanto, o fornecimento sob encomenda de geogrelhas com maiores valores de resistência à tração e produzidas a partir de filamentos de álcool polivinílico para usos especiais.


Basetrac Duo: material composto - geogrelha mais um nãotecido. A geogrelha é produzida a partir de filamentos de polipropileno, de poliéster ou de álcool polivinílico. O nãotecido, por sua vez, de polipropileno. O Basetrac Duo apresenta resistência à tração bidirecional de até 75 kN/m. Produtos com resistência à tração mais elevada podem ser produzidos sob encomenda. O geocomposto combina as funções de reforço, separação e filtração.


Basetrac Duo-C: material composto - geogrelha mais um nãotecido. A geogrelha é produzida a partir de filamentos de polipropileno, de poliéster ou de álcool polivinílico revestida com um polímero. O Basetrac Duo-C apresenta resistência à tração bidirecional de até 65 kN/m. Produtos com resistência à tração mais elevada podem ser produzidos sob encomenda. O geocomposto combina as funções de reforço, separação e filtração.


Basetrac Woven: tecido de polipropileno com uma gama de resistências à tração bidirecional de até 80 kN/m. O tecido de polipropileno é principalmente utilizado em camadas de base simples implantadas em subleitos com capacidade de carga adequada e sujeitas à aplicação de carregamentos baixos.


Basetrac Nonwoven: pode ser composto por filamentos de polipropileno ou poliéster. Esse produto está disponível em gramaturas de até 350 g/m² e uma classe de robustez do geotêxtil (GRK) de 3 a 5. Ele é tipicamente utilizado para separação e filtração. O Basetrac Nonwoven cumpre os requisitos de normas importantes como, por exemplo, as alemãs HPQ e a IVG.

“A estrutura física flexível do Basetrac permite um maior grau de mobilização de forças de tração como resultado de uma melhor interação mecânica com as partículas de solo, conferindo um nível superior de qualidade e desempenho ao pavimento, além de reduzir eventuais danos durante o processo de instalação”, ressalta Fernando Ruiz, coordenador técnico-comercial da HUESKER na América do Sul.


Dentro do propósito de simplificar a análise técnica e a definição de solução mais adequada, a HUESKER desenvolveu o software BaseCalculator, uma ferramenta de uso simples criada com base nos mais modernos conceitos de dimensionamento de pavimentos reforçados com geossintéticos. Por meio do BaseCalculator, o usuário pode rapidamente encontrar a solução Basetrac mais adequada e confiável para sua necessidade de estruturação de camadas de base de um pavimento ou plataforma. O programa está disponível gratuitamente no site: www.HUESKER.com.br.

 

DESENVOLVIMENTO DO MERCADO


Há mais de cinco décadas atuando no desenvolvimento de produtos geossintéticos para obras de engenharia geotécnica, de pavimentos e de outras áreas, os engenheiros, consultores e equipe de produção da HUESKER estão preparados para desenvolver soluções que atendam aos mais diversos tipos de obras.


“A HUESKER está sempre comprometida com a qualidade dos seus produtos. Todos os geossintéticos, assim como os que compõem a linha Basetrac, são submetidos a contínuos testes, tanto em nossa fábrica quanto em institutos independentes. Nossas soluções possibilitam construções ecologicamente eficientes e sustentáveis. Encontrar as respostas para todas as necessidades de nossos clientes é a nossa definição de um trabalho bem feito”, conclui Pandolpho.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀