#MERCADO

 

Mercado de tratamento de efluentes e resíduos

Concessão de saneamento e investimentos no setor estão atrelados ao desenvolvimento socioambiental

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Com investimentos direcionados, cada vez mais, às áreas de gestão ambiental e sustentabilidade, o setor de tratamento e manejo de resíduos mostra-se promissor e, ao mesmo tempo, desafiador.

 

O poder público cria, ano após ano, políticas para a obrigatoriedade e a responsabilização pelos passivos advindos dos processos produtivos e de desenvolvimento inerentes ao crescimento da população.

 

“Este ano, a concessão do saneamento deve atrair 18 bilhões de reais e, segundo o Ministério da Economia, está previsto um investimento de 42 bilhões em saneamento básico. A relevância do setor para o crescimento econômico e a melhoria do bem-estar social destacamse nessas políticas. Também temos os investimentos na área de mineração e em outros nichos importantes”, ressalta Eduardo Guanaes, gerente de produtos da HUESKER Brasil.

Técnica consolidada e aplicada em diversos países, o SoilTain DW contribui para esse desenvolvimento sustentável e para a preservação do meio ambiente, promovendo a melhoria social. Fácil de instalar e com uma baixa necessidade de manutenção, pode servir tanto como uma solução temporária ou permanente.

 

“O mercado de tratamento de efluentes e resíduos vem numa crescente. Isso sinaliza que estamos no caminho certo, com o desenvolvimento de produtos que podem ajudar a minimizar, senão eliminar por completo, o impacto que gera a disposição de efluentes, por muitas vezes feita de forma irregular e com contaminantes”, explica Eduardo.

 

No Brasil, na sede da HUESKER em São José dos Campos/SP, está localizada a unidade de produção do SoilTain.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

MERCADO SUL-AMERICANO

 

O potencial de aplicação da tecnologia de dessecagem com SoilTain DW na América do Sul também é expressivo. De acordo com Fernando Ruiz, coordenador técnico-comercial da HUESKER na América do Sul, soluções de engenharia de alta inovação serão cada vez mais demandadas.

“O crescimento econômico continuará impulsionando a geração de lodo em volumes significativos. A tendência de menor disponibilidade de recurso hídrico no mundo, junto com a necessidade de recuperação de áreas degradadas e de um maior desenvolvimento da infraestrutura mineira e portuária, continuarão sendo determinantes na demanda por soluções cada vez mais alinhadas a condicionantes ambientais exigentes e com um uso mais eficiente dos recursos naturais”, finaliza o engenheiro.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀