⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

NOSSA GENTE

 

CRISTINA SCHMIDT

Gerente de Engenharia

Na editoria Nossa Gente desta edição, convidamos a gerente de engenharia da HUESKER Brasil, Cristina Francischetto Schmidt para compartilhar suas vivências e experiências na empresa, desde a sua entrada até os momentos que mais marcantes. Cristina dá continuidade à série de entrevistas com os colaboradores que fazem a história da HUESKER no país.

Como iniciou sua carreira?

 

Cristina Schmidt – Me formei em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em 1995, com mestrado em Mecânica dos Solos e Fundações pela mesma instituição. Desde o 4º ano da faculdade comecei a me interessar pela área de Geotecnia, provavelmente pelo fato de ter tido ótimos professores, tanto no sentido profissional quando no aspecto pessoal, que mostravam muito conhecimento e empolgação pela disciplina. O fato de termos também aulas práticas no laboratório contribuiu para aumentar meu interesse. Assim, no último ano da faculdade, comecei um estágio na EGT, na área de Geotecnia, onde grande parte do tempo foi dedicado ao projeto de um terminal de contêineres em Santos, em área de ocorrência de solos moles.

Depois que me formei, trabalhei por seis anos na Vecttor Projetos, onde tive a oportunidade de me desenvolver em diversas aplicações da Geotecnia, sob a supervisão de engenheiros e geólogos de alto nível. Fui secretária da comissão de elaboração dos projetos de norma de Solos Reforçados em Aterro e de Solos Grampeados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entre 2016 e 2019, e sou membro da diretoria do Núcleo São Paulo da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), nas gestões de 2013 a 2020.

Há quanto tempo está na HUESKER Brasil e quais valores agregou para a empresa?

 

Cristina Schmidt - Comecei a trabalhar na HUESKER em 2008. Naquela época, o aumento de negócios da empresa permitiu que se fizesse uma separação mais clara entre atividades técnico-comerciais e de engenharia. Assim, fui contratada para dar suporte de engenharia para que a equipe técnico-comercial tivesse mais disponibilidade para atividades específicas de negócios. Quando vim para HUESKER, eu já tinha uma experiência grande e bem diversificada em Geotecnia, mas sabia muito pouco sobre geossintéticos. Minha contribuição para a HUESKER foi no sentido de haver uma pessoa mais generalista na equipe, com visão de consultoria e projeto, focada no desenvolvimento de aplicações. Também pelo fato de conhecer muitos projetistas e consultores, pude ampliar o nome da HUESKER nesse setor e ter um diálogo mais coerente com esse grupo.

 

Quais os principais aprendizados adquiridos?


Cristina Schmidt - Durante esses anos na HUESKER, aprendi praticamente tudo o que sei sobre geossintéticos, suas aplicações e como esse mercado é dinâmico, o que faz com que sempre tenhamos que estudar para aprender coisas novas. Também aprendi a trabalhar com equipes diversas e maiores, e a equilibrar o lado técnico e o lado comercial no dia a dia da empresa. A HUESKER me deu uma visibilidade grande na comunidade técnica e também a oportunidade de participar de feiras e congressos nacionais e internacionais, palestras e treinamentos diversos.


Conte uma lembrança de um momento marcante que viveu na HUESKER?


Cristina Schmidt - Com pouco tempo de empresa, fui convidada a participar do Engineers Meeting, na HUESKER Alemanha. Trata-se de um evento anual que reúne engenheiros da sede da empresa e das filiais da HUESKER do mundo inteiro para a troca de experiências e treinamento técnico. Eu nunca tinha viajado para a Europa, então, estava eufórica e ao mesmo tempo muito apreensiva em estar na Alemanha. O encontro foi fantástico, pois pude ver as semelhanças e as diferenças tanto técnicas quanto comerciais dos diversos países onde a HUESKER está presente, além de conhecer pessoas de diversas culturas. Foi realmente uma experiência inesquecível.


Qual paixão te move?


Cristina Schmidt - Gosto de me sentir sempre ativa, em movimento, seja profissionalmente ou em minha vida pessoal.