⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

#PESQUISA

 

Pesquisas acadêmicas e especialistas foram destaque nas 50 edições

Disseminação de estudos e conhecimentos compõe o DNA do informativo

O incentivo à pesquisa e aos pesquisadores sempre foi um dos pilares da HUESKER Brasil. Em mais de 20 anos de trajetória, a empresa já apoiou inúmeras pesquisas acadêmicas, muitas divulgadas aqui, no Reforçando Ideias, ao longo dessas 50 edições.

 

A relação entre a comunidade científica e as empresas possibilita o compartilhamento de experiências entre profissionais e pesquisadores, além do fornecimento de materiais e a aproximação de estudantes com os processos de fabricação e obras de engenharia, nas quais os produtos estudados são efetivamente empregados. Tudo isso contribui para o desenvolvimento de novas soluções e novas formas de aplicação, visando aprimoramento tecnológico e sustentável que beneficiará o progresso da engenharia e, consequentemente, da sociedade.

 

Outro fator fundamental nessa troca é que empresas que investem em pesquisas destacam-se no mercado, pois ficam próximas dos conhecimentos de ponta desenvolvidos dentro das instituições. Isso faz com que essas empresas obtenham informações relevantes com alguns anos de antecedência em relação àquelas que não investem em pesquisas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

DESTAQUES AO LONGO DAS 50 EDIÇÕES


Em 50 edições, muitos foram os destaques da editoria Pesquisa do Reforçando Ideias. A primeira edição divulgou a tese de doutorado do professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Gilberto Fernandes, realizada pelo programa de pós-graduação de Geotecnia da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB), que abordou o “Comportamento de estruturas de pavimentos ferroviários com utilização de solos finos e resíduos de mineração de ferro associados a geossintéticos”.

 

A pesquisa foi reconhecida pela Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) como a melhor tese de doutorado do Brasil, no biênio 2005-2007, conferindo ao pesquisador o prêmio Costa Nunes; e também foi agraciada com o prêmio Ciência & Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT).


No especial de 15 anos da HUESKER, a 20ª edição do informativo abordou a importância das Universidades e das pesquisas para o aumento da divulgação e da confiabilidade dos geossintéticos no país. Professores de instituições renomadas e com grande experiência, como o professor Dr. Ennio Palmeira e a professora Dra. Delma Vidal, fizeram um relato sobre o cenário atual e o futuro promissor da engenharia com geossintéticos.


Na edição 33, outra pesquisa vencedora do prêmio Costa Nunes, da ABMS, foi divulgada. Autor da melhor tese de doutorado em Geotecnia no biênio 2015-2016, o engenheiro civil Seyedhamed Mirmoradi desenvolveu o estudo “Avaliação do Comportamento de Muros de Solos Reforçados sob Condições de Trabalho (Evaluation of the Behavior of Reinforced Soil Walls under Working Stress Conditions)”, em seu doutorado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Com a participação de especialistas, um tema fundamental foi relatado na edição 36: os avanços tecnológicos para remediação de áreas contaminadas. Na matéria, o diretor de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Geraldo do Amaral Filho, e o professor Dr. Paulo Scarano Hemsi, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), abordaram os desafios e os avanços no gerenciamento de áreas contaminadas no Brasil.


Em outra edição especial, que celebrava os 20 anos da HUESKER, pesquisadores ressaltaram a importância das empresas para o desenvolvimento da ciência no país. Participaram da editoria Mauricio Ehrlich e Márcio Almeida, professores titulares da COPPE/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ennio Palmeira, professor titular da Universidade de Brasília (UnB); e Jefferson Lins da Silva, professor efetivo da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).


Atualmente, entre as mais recentes contribuições da editoria, a edição 47 contou a participação da pesquisadora em engenharia geotécnica e especialista em reforço geossintético e aterros estaqueados Suzanne van Eekelen. A convite da HUESKER, a holandesa compartilhou informações sobre sua pesquisa de doutorado, que estudou o arqueamento do solo e distribuição de carga em um aterro estaqueado reforçado com geossintéticos (AERG).


Todas essas e outras participações de pesquisadores no Reforçando Ideias contribuem para o compartilhamento de conhecimento que resulta em avanços para a engenharia no Brasil e no mundo.

final-ok.png