MATÉRIA DE CAPA

 

EL SALITRE: CASO DE OBRA DA HUESKER VENCE PRÊMIO NO GEOAMERICAS

Formato virtual marca edição histórica do congresso

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Solução consolidada no meio geotécnico, o aterro estaqueado é aplicado em obras específicas, em cenários nos quais as condicionantes são desfavoráveis e, ao mesmo tempo, os requisitos para a obra são mais rigorosos. Na prática, é aplicado em projetos de estruturas que devem ser construídas em um prazo limitado e que não podem admitir recalques perceptíveis quando implantados em terrenos de solo mole com espessuras significativas. “A utilização da técnica de aterro estaqueado com geogrelhas é muito bem aceita no Brasil, com um histórico de mais de 20 anos e um número significativo de projetos implantados no país”, destaca André Estêvão Silva, diretor-executivo da HUESKER Brasil.


A HUESKER tem uma experiência de mais de 30 anos de atuação em projetos de aterros estaqueados com geogrelhas. Ao longo desse período e pelo acompanhamento de centenas de projetos no Brasil e no exterior, a empresa agregou conhecimento sobre especificação de materiais, dimensionamento e projeto, desempenho da solução e cuidados construtivos. “Temos auxiliado diversos projetos compartilhados conosco em todos esses aspectos, que são sempre pontos-chave para o sucesso do empreendimento. Com base em nossa experiência, desenvolvemos critérios de projeto e de execução que são adotados por muitos projetistas e construtores em todo o mundo. Não vejo nenhuma outra empresa na indústria dos geossintéticos com o mesmo conhecimento acumulado e com a mesma capacidade de contribuição que a HUESKER neste tema”, ressalta.

 

Em um ano marcado pelas mudanças nos modelos tradicionais de eventos em decorrência do distanciamento social pela pandemia da Covid-19, o 4º Congresso Panamericano de Geossintéticos - GeoAmericas 2020 foi histórico. Planejado inicialmente para ser realizado presencialmente na cidade do Rio de Janeiro/RJ, o congresso, realizado pela IGS Brasil, precisou passar por um processo de reformulação e adequação ao meio digital. Em sua primeira edição 100% online, reuniu mais de 600 participantes, 35 empresas patrocinadoras e se consolidou como um dos mais importantes momentos da engenharia geotécnica das Américas.

 

“Atuar como secretário geral do GeoAmericas 2020 foi uma experiência única que me apresentou desafios tão inesperados quanto as circunstâncias e restrições impostas pela pandemia do coronavírus neste ano. Mais do que a necessidade de organizar um congresso internacional de porte e complexidade elevados, basicamente, duas vezes, fui obrigado a liderar a preparação de um congresso em um formato até então inédito sob vários aspectos, totalmente virtual, em apenas 3 meses. Não foi nada fácil, exigiu a tomada de decisões  importantes em tempos curtos, grande mobilização de esforço de marketing e extrema agilidade para criar o ambiente virtual que abrigaria o congresso em seu novo modelo. Foi um trabalho pesado e de grande exigência emocional. Mas também de muito aprendizado e, ao final, compensador pelo bom resultado”, afirma André Estêvão Silva, diretor-executivo da HUESKER Brasil e secretário geral do GeoAmericas 2020.

 

Com o pilar promocional “Anywhere and Everywhere”, o GeoAmericas 2020 evidenciou as inúmeras possibilidades do ambiente virtual. A dinâmica do evento proporcionou aos participantes interações via streamings, aplicativos, chats e fóruns online, que garantiram uma experiência completa de participação nas palestras, minicursos, sessões plenárias e sessões técnicas, que contaram com palestrantes de diferentes partes do mundo e foram realizadas ao vivo na plataforma do evento.

“Realmente foi possível tomar partido das vantagens que vislumbramos no formato online. O número de assistentes em cada atividade e a mobilidade para atender às diversas atividades e sessões ocorrendo em paralelo foram notórios ao longo de todo o programa do congresso. Algumas sessões tiveram picos e chegaram a receber mais 300 assistentes (50% do número total de inscritos no congresso). O valor agregado do congresso foi muito grande, com mais de 6.500 horas de transmissão de conteúdo técnico. Foi possível incluir algumas atividades que não estavam previstas para o formato presencial com muito êxito, inclusive atividades sociais, como uma live musical, por exemplo. Acima de tudo, o app do GeoAmericas 2020 permitiu uma interação social constante e ativa dos participantes entre si e com as empresas patrocinadoras. A experiência foi inovadora para a grande maioria dos congressistas e dos patrocinadores. Para estes, foi uma oportunidade ímpar para que algumas empresas dessem seus primeiros passos em marketing digital, uma tendência incontestável para o futuro próximo. Para os organizadores e para a IGS, como entidade promotora do congresso, foi uma primeira e espetacular oportunidade de criar e aprender com algo novo”, finaliza André.

USAR_André-Estêvão-Silva1.png

INDUSTRY DAY

Destaque-do-texto-sobre-Industry-Day.png
Só-usar-se-necessário.png

Um dos principais momentos do GeoAméricas 2020, o Industry Day reuniu apresentações técnicas com os maiores especialistas dos patrocinadores do evento. “Sempre buscamos oferecer atividades interessantes e informativas para a comunidade técnica e, mesmo com a nossa experiência em desenvolver interações presenciais e digitais, entendemos que seria necessária uma boa adaptação para esse evento. Focamos em uma atividade menos formal e mais dinâmica para quebrar o ritmo das típicas longas palestras virtuais. Assim, apresentamos gravações de nossas demonstrações técnicas com comentários feitos ao vivo por especialistas da HUESKER de diferentes partes do mundo”, ressalta Lilma Schimmel, gerente de engenharia da HUESKER norte-americana.

 

Os responsáveis pelas apresentações da HUESKER foram: Lilma Schimmel e Cristina Schmidt (com comentários de Engenharia); Mike Smaueloff e Fernando Ruiz (HaTelit); Lilma Schimmel (Fortrac); Roy McClinton e Lilma Schimmel (Geocompostos - Canal3 e Siltron); Trevor Walker e Eduardo Guanaes (Tektoseal AC) e Markus Wilke e Pedro Marcondes (SoilTain e Incomat).

 

“Somos uma equipe mundial e devemos explorar o conhecimento que acumulamos ao longo de tantos anos em diferentes condições geográficas e técnicas. Nossos profissionais são excelentes e quando unimos nossas forças somos ainda mais capazes. Acredito que a escolha do “HUESKER’s Virtual Lab” foi vital para atrair uma grande audiência, consolidando mais de 240 participantes”, avalia Lilma.

EL SALITRE: CASO DE OBRA VENCEDOR DO GEOAMERICAS

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A HUESKER participou do GeoAmericas 2020 com 16 atividades, entre elas o Industry Day, e recebeu em seu estande virtual centenas de participantes, gerando uma interação de mais de 500 cliques. Um dos pontos altos da empresa no congresso foi o Corporate Members Case Study Competition, concurso que reuniu relatos de obras emblemáticas da engenharia geotécnica e que culminou na premiação do caso “El Salitre”, praia artificial no Chile implantada através de uma solução HUESKER, que será o representante das Américas na final mundial do próximo congresso, que acontecerá em Roma, em 2022.
 

“Estamos muitos felizes pelo reconhecimento da IGS, pois é um prêmio ao excelente trabalho realizado por um grande número de pessoas do nosso time. Foi um projeto desafiador e de muita complexidade técnica, que só foi possível graças ao extraordinário trabalho comercial do nosso distribuidor no Chile (Geosistemas), somado ao notável apoio técnico de vários engenheiros do nosso departamento de Engenheira, tanto na fase prévia quanto durante a execução da obra, além do grande esforço do nosso pessoal de produção na confecção de uma quantidade importante de módulos geotêxteis de grandes dimensões, fabricados sob medida, e a dedicação do nosso departamento de Logística para entregar nossas mercadorias no norte do Chile, em prazos muito exigentes”, destaca o engenheiro Fernando Ruiz, um dos responsáveis pelo atendimento da HUESKER ao projeto El Salitre e autor do artigo vencedor da premiação.