Neste Reforçando Ideias especial, comemoramos o marco da 50ª edição do informativo que se consolidou como um dos principais canais de comunicação da HUESKER Brasil. Desde a sua primeira edição, a publicação leva aos leitores informações sobre o mercado de geossintéticos, casos de obras, ações que contam com a participação da HUESKER, entrevistas com especialistas renomados, além da divulgação de pesquisas das mais importantes instituições do país e do mundo, ressaltando uma das vocações da empresa: o incentivo à pesquisa científica e a divulgação do conhecimento.
A primeira edição do informativo marcou a comemoração dos 10 anos da HUESKER Brasil, celebrados em 2008. Na Matéria de Capa daquele ano, os feitos e os profissionais da empresa foram destaques. Flávio Montez, fundador da subsidiária sul-americana do Grupo HUESKER, lembra como surgiu a ideia de criar um conteúdo periódico com informações sobre o setor.
“Queríamos ter um canal de comunicação com parceiros, clientes e funcionários. Nossa intenção era produzir um informativo com notícias da empresa e do setor para que a nossa equipe pudesse entregar, preferencialmente em mãos, para pessoas da nossa rede de relacionamento. Passamos a enviar também por correio para quem se cadastrasse no nosso banco de dados e, com o tempo, criamos a versão digital, que permanece até hoje”, conta.
Além da definição de editorias, o primeiro desafio foi encontrar um nome para a publicação. “Pensamos em utilizar a palavra ‘reforço’, pois na época a HUESKER era reconhecida no mercado por seus produtos para reforço de solos e pavimentos. Também queríamos utilizar a palavra ‘ideias’, pois estaríamos abertos a contribuições não somente da HUESKER, mas também de outros profissionais envolvidos com geossintéticos. Surgiu então o nome ‘Reforçando Ideias’”, explica Flávio.
Em seu DNA, desde a concepção, o informativo também trouxe para os leitores a divulgação de relevantes pesquisas acadêmicas produzidas em importantes instituições de ensino, nas mais diversas áreas da engenharia.
Na primeira edição, o destaque foi a tese de doutorado do professor Gilberto Fernandes, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), pelo programa de pós-graduação de Geotecnia da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB). Ao longo dos anos, muitas outras pesquisas foram abordadas, além de matérias que contaram com a participação de professores das principais instituições do país. Recentemente, a publicação também contou com a participação da pesquisadora em engenharia geotécnica e especialista em reforço geossintético e aterros estaqueados Suzanne van Eekelen. A convite da HUESKER, a holandesa compartilhou informações sobre sua pesquisa de doutorado. O acervo tornou-se tão rico que a HUESKER decidiu compilar todas as matérias da editoria Pesquisa em um e-book, lançado em janeiro de 2019.
FATOS MARCANTES
Em 50 publicações, muitos foram os momentos marcantes compartilhados no Reforçando Ideias. Um deles já em seu lançamento, nos 10 anos da HUESKER no país.
A evolução da HUESKER e da engenharia também foi compartilhada a cada edição. Reconhecida por seu papel pioneiro no desenvolvimento de produtos e soluções com geossintéticos, a participação da empresa nos principais projetos de infraestrutura do país e do mundo é constantemente retratada.
“Entre fatos marcantes, destaco a edição que evidenciou as 100 obras rodoviárias com soluções HUESKER e também a que cobriu a nossa participação no Cobramseg 2014. Outro marco, sem dúvida, são as edições comemorativas de aniversário da empresa – 10, 15 e 20 anos”, destaca André.
DE OLHO NO FUTURO
O RI chega a sua edição #50 com uma série de mudanças que objetivaram acompanhar as tendências e as novas formas de se comunicar. Mais conteúdo, novas editorias e um site exclusivo permitem que a informação alcance cada vez mais pessoas e contribua para o desenvolvimento de novas técnicas e novos olhares para a engenharia.
“A propaganda é a alma do negócio. Esse é um dito um pouco antigo e denota que já não sou assim tão jovem, mas ainda continua muito verdadeiro. A comunicação é a voz da propaganda, que permite que as pessoas sejam alcançadas. Para muitos, o RI foi o primeiro ou ainda é o principal ponto de contato conosco. É nossa ponte com muitos profissionais do setor e gera valor para ambas as partes. As inovações promovidas, especialmente pelos meios digitais, ampliam esse alcance. O Reforçando Ideias é igual vinho: quanto mais velho, melhor”, finaliza André.