MATÉRIA DE CAPA
REFORÇO DE BASE DE PAVIMENTOS
As vantagens da linha Basetrac e suas aplicações no Brasil e na América do Sul
Fissuras, desgastes precoces, deformações de massa asfáltica, afundamentos e formação de buracos estão entre as principais patologias que acometem as estruturas de pavimentos. Falhas dessa natureza põem em risco a segurança e o conforto dos usuários. No Brasil, devido ao tráfego pesado e, muitas vezes, não controlado, a maioria desses problemas pode afetar desde a superfície até as camadas mais profundas das vias.
Com experiência décadas no desenvolvimento e aplicação de geossintéticos para reforço de base de pavimentos, a HUESKER disponibiliza para o mercado as soluções da linha Basetrac, composta pelos produtos Basetrac Grid, Basetrac Duo, Basetrac Duo-C, Basetrac Woven e Basetrac Nonwoven.
“As geogrelhas para o segmento rodoviário contribuem para o desenvolvimento do setor, uma vez que existem regiões com escassez de materiais nobres. Para a construção de rodovias, ou mesmo restauração das vias existentes, as geogrelhas Basetrac se apresentam como uma solução altamente eficaz para a estabilização das camadas de base de pavimentos. Muito além de sua resistência a solicitações mecânicas extremamente elevadas, a linha Basetrac também oferece diversos benefícios econômicos e de efi ciência ambiental”, afirma o engenheiro e coordenador técnico-comercial da HUESKER Brasil Cássio Carmo.
Fernando Ruiz, engenheiro e coordenador técnico-comercial da HUESKER na América do Sul, ressalta que a linha Basetrac inclui diferentes tipos de reforços geossintéticos. “São geotêxteis tecidos, geogrelhas e geocompostos, que oferecem uma ampla gama de propriedades mecânicas (resistência e rigidez à tração), propriedades físicas e químicas-chave (abertura de malha para o caso das geogrelhas e abertura de poros característica para o caso dos tecidos/durabilidade), somado a um processo de fabricação especial de alta tecnologia. Esse conjunto de vantagens técnicas permite selecionar a solução de engenharia mais adequada para as mais complexas condições de terreno (subleito) e para níveis de carregamento extremadamente elevados”, afirma.
FÁCIL INSTALAÇÃO E PADRÃO DE QUALIDADE
A utilização da linha Basetrac como elemento de reforço e separação em pavimentos possibilita, em termos gerais:
• Aumentar a capacidade de suporte da estrutura;
• Melhorar o nível de trafegabilidade em terrenos complexos;
• Otimização de uso de materiais granulares (redução de perda por contaminação e potencial de redução de espessuras de projeto);
• Maximização da vida de serviço;
• Redução de deformações permanentes (i.e. afundamento em trilha de roda);
• Diminuição dos custos de manutenção;
• Homogeneização estrutural em subleitos heterogêneos (recalques diferenciais).
PRINCIPAIS VANTAGENS DA APLICAÇÃO DESSES PRODUTOS
• Flexibilidade de interação: a estrutura física fl exível do Basetrac permite um maior grau de mobilização de forças de tração como resultado de uma melhor interação mecânica com as partículas de solo, conferindo um nível superior de qualidade e desempenho ao pavimento.
• Instalação simples: os reforços Basetrac podem ser facilmente cortados em obra. Não apresentam o efeito de “memória de enrolamento” (uma vez desenrolado da bobina, o material permanece em posição horizontal). As larguras dos rolos são de até 5,0 metros, podendo ser otimizadas em função da geometria do projeto. Tudo isso permite reduzir tempo e custos de instalação.
• Segurança: o Basetrac não gera nenhum tipo de pontas “cortantes” ou afiadas quando cortado, garantindo uma maior segurança para os profissionais da obra. O material também tem baixo potencial de propagação de eventuais rasgos.
• Durabilidade: elevada resistência química a ambientes alcalinos e muito básicos (típicos em alguns projetos de pavimentação e.g solo-cimento).
• Otimização custo-benefício: ampla gama de produtos diferentes para diversos requerimentos técnicos.
“Ao que se refere à instalação, os produtos da linha Basetrac podem simplificar o andamento das obras já que seus rolos, com 5,0 metros de largura, são facilmente cortados com o uso de um estilete para se adaptarem às dimensões necessárias. Isso acelera a instalação e auxilia na redução dos custos de obra. A excepcional flexibilidade de interação do Basetrac também garante que a camada de base alcance um alto padrão de qualidade e desempenho. Para garantir segurança e longevidade, o Basetrac Grid também inclui soluções com a resistência química adequada a ambientes alcalinos”, salienta Cássio Carmo.
PRINCIPAIS OBRAS NO BRASIL E NA AMÉRICA DO SUL
Entre as obras de destaque do Brasil que contaram com a aplicação das soluções da linha Basetrac estão:
• Reforço de pavimentos rodoviários e ferroviários: alça de acesso ao Rodoanel de São Paulo/SP, entre as rodovias Raposo Tavares e Régis Bittencourt; reforço do pavimento da Via Sudoeste, em Viana, na região metropolitana de Vitória/ES; reforço do pavimento da praça de pedágio da Rodovia Régis Bittencourt, em São Lourenço/SP; e “estrada de ferro” dos Carajás, na região norte.
• Reforço de via não pavimentada: via de acesso para veículos de grande solicitação (fora de estrada) na barragem da Vale, em Nova Lima/MG.
• Reforço de piso industrial: reforço do piso da Copo Fehrer e Transportadora Translovato, na região metropolitana de Curitiba/PR; e reforço do piso do Centro de Distribuição da Tigre, em Joinvile/SC.
Na América do Sul, entre as principais obras que utilizaram produtos da linha Basetrac estão:
• Pavimentos rodoviários em autopistas de alto trânsito: Ruta No. 5, no Uruguai.
• Estruturas de pavimento ferroviários: Linha Mitre, na Argentina, e ferrovias de grande importância econômica para o setor de mineração.
• Projetos de energia eólica: Parques 18 de Julio, Solis de Mataojo, Akuo II, Rincon de Arias e Pampas II, no Uruguai; Warnes, Eldorado, San Julián, na Bolívia; e parques Puelche Sur e Campo Lindo, no Chile.
• Viabilização construtiva de pavimentos sobre solos de baixa capacidade de suporte: galpões industriais e centros logísticos, entre eles a Cervajaria Quilmes, na Argentina; a Planta Coca-Cola, no Uruguai.