MERCADO
A importância das geogrelhas nas obras em aterro estaqueado
Diretor técnico-comercial da HUESKER Brasil fala sobre as principais linhas de produtos aplicados nessa técnica
A técnica de aterro estaqueado é utilizada como fundação de aterros sobre solos moles com o objetivo de evitar os recalques decorrentes do carregamento desses solos. Esse tipo de obra permite que o carregamento seja transmitido pelas estacas a uma camada de solo resistente.
“Nas obras de aterros estaqueados, a utilização das geogrelhas de alta resistência, sobre os capitéis, tem como finalidade absorver parte das cargas verticais que não são transmitidas diretamente às estacas. Por isso, é de fundamental importância que as geogrelhas tenham um módulo de rigidez elevado. Assim, as geogrelhas devem mobilizar o máximo da sua carga nominal com o mínimo de deformação”, explica José Renato Pandolpho, diretor técnico-comercial da HUESKER Brasil
Geogrelhas Fortrac®
O especialista ressalta que a norma britânica BS8006-1 indica que o reforço deve apresentar uma deformação máxima de 6% para garantir que os esforços solicitantes sejam transmitidos para as estacas. “A linha Fortrac MDT da HUESKER é fabricada a partir de filamentos de PVA, que tem como característica principal mobilizar sua carga nominal com deformação máxima de 6%, credenciando o material como o mais indicado para esse tipo de aplicação. Soma-se ainda a excelente resistência química do PVA”, afirma.
No Brasil, uma das principais obras que utilizaram a geogrelha Fortrac fabricada pela HUESKER foi a da Ferronorte no trecho do Rio Laje, em Chapadão do Sul/MS, a primeira da HUESKER no país. A execução da obra teve início em meados do mês de novembro de 1998 e os trabalhos de fundação com a cravação das estacas ocorreu já em dezembro. No início de 1999, em uma grande área já estaqueada, foram iniciados os trabalhos de instalação das geogrelhas.
Mais sobre essa obra pode ser conferido na Máteria de Capa.
As vantagens da técnica
O profissional ressalta que a técnica do aterro estaqueado com capitéis e geogrelha é uma solução econômica para obras de aterros sobre solo mole nas quais é preciso garantir a estabilidade dos taludes contra os riscos de ruptura e a ausência de recalques por adensamento primário e secundário. “Os aterros estaqueados com capitel e geogrelha garantem a segurança de construções vizinhas dos deslocamentos horizontais nas camadas de solos moles induzidos pela construção dos aterros, o chamado ‘efeito Tschebotarioff’”.
O uso das geogrelhas Fortrac® de alto módulo e baixa fluência em obras de aterro estaqueado permite a adoção de maiores espaçamentos entre as estacas e capitéis de menores dimensões. Elas promovem a formação do arqueamento de solo entre os capitéis, enquanto transmitem com segurança as cargas verticais do aterro para as estacas.
Entre as principais vantagens dessa solução estão:
• alto módulo de rigidez (alta resistência à tração à baixa deformação);
• elevada resistência à tração até 2.500 kN/m;
• comportamento estável a longo prazo devido à propriedade de baixa fluência;
• resistência aos micro-organismos e elementos químicos presentes no solo, bem como à radiação UV e à degradação por danos mecânicos de instalação;
• excelente interação com o solo pela escolha da abertura de malha da geogrelha mais apropriada ao material adjacente;
• flexibilidade, leveza e facilidade de instalação das geogrelhas;
• ampla gama de resistências nas direções longitudinal e transversal;
• possibilidade de escolha da matéria-prima de acordo com as especificidades do projeto;
• ausência de recalque por adensamento primário e secundário;
• velocidade de execução da obra;
• manutenção praticamente inexistente da obra durante a fase de operação.