MERCADO
O mercado e o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas
Especialistas avaliam a relevância do HaTelit nesses 50 anos
Com o exponente desenvolvimento dos geossintéticos, as geogrelhas têm sido usadas com sucesso para o reforço de pavimentos asfálticos novos e restaurados. Neste ano em que o HaTelit completa cinco décadas, a sua relevância para as obras de pavimentação é destacada por suas contribuições para o mercado e seus estudos em pesquisas acadêmicas.
“O desenvolvimento do HaTelit foi um marco muito importante para o mercado de geossintéticos e para a engenharia de pavimentação. Por ser um material sintético, produzido industrialmente, possibilita um controle de qualidade prévio e uma facilidade de instalação”, afirma José Renato Pandolpho, diretor técnico-comercial da HUESKER Brasil.
Antes do HaTelit, as camadas de inibição de propagação de trincas eram executadas, exclusivamente, em obras de restauração de pavimentos de forma bastante artesanal, o que tornava o processo muito moroso e com dificuldades no controle de qualidade das camadas. “O HaTelit agregou qualidade, confiança e velocidade a essa fase da obra, pois foi desenvolvido com o objetivo de propiciar uma agilidade maior na restauração de pavimentos asfálticos, rodoviários e aeroportuários”, destaca.
Todos os produtos que constituem a família HaTelit são incorporados a um não-tecido ultra-leve, o que facilita os trabalhos de instalação sem impedir o contato entre os agregados das camadas asfálticas. São eles:
• HaTelit C 40/17: geogrelha produzida a partir de filamentos de Poliéster (PET) de alta tenacidade e resistente à fadiga.
• HaTelit XP: geogrelha produzida a partir de filamentos de PVA (álcool polivinílico) que associa flexibilidade, resistência à fadiga e alto módulo de rigidez.
• HaTelit G: combinação de um revestimento com teor de 60% de betume e fibra de vidro, o que confere ao material características físicas e mecânicas muito superiores aos outros produtos similares do mercado.
Utilizado como uma camada inibidora de propagação de trincas do pavimento antigo para a nova camada de revestimento asfáltico, a solução tem como principais propriedades (principalmente as linhas HaTelit C 40/17, de poliéster, e HaTelit XP, de PV A):
• Excelente aderência com as camadas asfálticas;
• Elevada resistência ao cisalhamento na interface;
• Elevada resistência a cargas cíclicas no longo prazo sem tornar-se quebradiço (alta ductilidade);
• Estabilidade térmica a temperaturas elevadas;
• Compatibilidade de deformações com as misturas asfálticas
HATELIT NO BRASIL
No Brasil, as primeiras obras com o HaTelit foram realizadas ainda na década de 1990, quando a HUESKER Brasil introduziu o conceito de camada inibidora de propagação de trincas com geogrelhas no nosso país.
“A partir desse período, houve umcrescimento muito grande do uso dessa técnica nas obras de restauração de pavimentos, tanto em obras públicas quanto em obras privadas. Atualmente temos mais de cinco milhões de metros quadrados aplicados do HaTelit em rodovias e aeroportos brasileiros”, evidencia Pandolpho.
PESQUISAS ACADÊMICAS
As pesquisas acadêmicas têm ajudado muito na evolução de técnicas para o controle da reflexão das trincas na restauração de pavimentos utilizando geogrelhas como camada intermediária de reforço entre o pavimento trincado e a nova camada asfáltica de recapeamento.
O professor doutor Guillermo Montestruque ressalta que para um conhecimento ser científico ele precisa ser testado e verificado por meio de pesquisa experimental. “No Laboratório de Mecânica de solos e Engenharia de Pavimentos da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), têm sido desenvolvidas pesquisas experimentais inéditas a nível mundial, entre as quais destaco os Trabalhos de Conclusão do Curso (TCC) de Engenharia Civil das formandas Cynthia Vidal, Raianny Rodrigues, Marina Alves e Tamires Queiroz, da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, sob minha orientação”, afirma.
Cynthia e Raianny deram início ao estudo da importância das geogrelhas nos parâmetros de fratura em misturas asfálticas. Para o caso de uma restauração através de um recapeamento asfáltico, o mecanismo de fratura predomina na propagação da trinca de reflexão. Na pesquisa, foi implantado um novo procedimento para obtenção dos corpos de prova com geogrelha para o ensaio. Marina e Tamires, posteriormente, consagraram a metodologia obtendo excelentes resultados.
“Para o caso dos corpos de prova com a geogrelha HaTelit, os parâmetros de abertura, comprimento e velocidade de propagação da trinca são muito mais lentos quando comparados aos corpos de prova sem geogrelha, o que se traduz em um melhor desempenho na camada de reforço asfáltico e, consequentemente, em uma redução nos custos de manutenção do pavimento restaurado”, salienta Montestruque.