#MERCADO
Muro de contenção em solo reforçado com Geogrelhas com 34 metros de altura no interior Paulista
Obra emblemática contou com a aplicação do Sistema Quadratum com geogrelhas Fortrac da HUESKER
Está localizada em Cajamar, no interior do Estado de São Paulo, uma das obras emblemáticas que contaram com a aplicação de soluções HUESKER. Marca de origem francesa, a rede de lojas de material de construção Leroy Merlin, inaugurou em 2020 um de seus mais novos centros de distribuição no país. Em 2021, iniciou-se a expansão da obra com a construção de um grande platô de terraplenagem para receber uma nova estrutura voltada à logística. Devido à proximidade com uma Área de Proteção Ambiental (APP), houve a necessidade de implantação de uma grande contenção em solo reforçado em substituição a parte dos taludes convencionais.
Sandra Nakahara Yamana, gerente de engenharia no Grupo Monto, responsável pelo projeto, ressaltou que, desde o início, já havia sido identificado um alto grau de complexidade para uma solução de muro de contenção que atendesse às diversas variáveis. Entre elas:
• Estabilidade do talude, que consistia na análise de material não-homogêneo em parte do reaterro;
• Sobrecarga de operação vertical elevada na crista da contenção (área de docas de caminhões) e no corpo do aterro (transelevador);
• Risco zero para quaisquer deformações no corpo do reaterro, no qual irá operar um transelevador e áreas lindeiras (visto que já havia um CD em operação no local);
• Altura da contenção, muito além dos usuais e já executados no mercado, para uma altura de h=34m;
• Implantação, por se tratar de uma encosta íngreme de difícil encaixe somado aos cuidados necessários de proteção a APP.
A implantação da obra apresentava vários fatores desafiadores, a começar pela localização. “Foi um enorme desafio. Pela altura, pelo acesso, que era uma das grandes dificuldades, e pelas chuvas ocorrentes no período de execução que ao todo durou 120 dias. A obra era essencial para o cliente por conta do acesso das docas e do pátio para entrada das carretas. O envolvimento dos parceiros e o comprometimento de todos foi fundamental”, diz Marcos José dos Santos, engenheiro civil e diretor da Magé Construções, empresa executora da contenção em solo reforçado propriamente dita.
O desenvolvimento da obra esbarrava em outras questões também importantes, de acordo com o Grupo Monto, como o grande volume de movimentação de terra, em área confinada; a necessidade de separação de material qualificado para execução do corpo do reaterro, com a criação de várias frentes de trabalho; a presença de solo argiloso cinza claro, com baixa capacidade de suporte na base do muro; além da necessidade de um sistema de drenagem eficiente em toda base e encaixe entre o aterro e o terreno natural.
“Tínhamos a necessidade de uma solução com custo-benefício que atendesse a uma altura total de h=34m e que não caísse nas soluções tradicionais (mais onerosas), além dos cuidados com o cálculo do muro. Nesse quesito, além da experiência internacional da HUESKER, contamos também com o projeto do profissional com vasta experiência Paulo Brugger e com o escritório de consultoria Cepollina”, afirma Sandra.
SISTEMA QUADRATUM
O Sistema Quadratum com geogrelhas Fortrac MDT, com filamentos de PVA e deformação máxima na resistência à tração característica de 5% foi a solução escolhida para os desafios dessa obra.
“Essa solução é a mais adequada para muros de grande altura pela robustez e flexibilidade da face. As geogrelhas mais rígidas foram indicadas para garantir que a contenção apresentasse deformações e deslocamentos mínimos ao final da obra e durante sua operação, uma vez que sobre o muro foi construído um galpão logístico com elevada carga de piso e bastante restritivo quanto a deformações admissíveis”, conta Paulo Brugger, projetista da obra e diretor da Brugger Engenharia.
Para Marcos, o Sistema Quadratum foi importante para a otimização da execução do projeto. “Com esse sistema não foi preciso esperar a terraplanagem para montar os quadros. As telas galvanizadas eram montadas fora e, com isso, conseguimos produzir muito mais, pois já as deixávamos prontas e com prática estocagem. O fácil manusear das geogrelhas também nos ajudaram bastante, somado ao atendimento prestado pela equipe da HUESKER, sempre atenta aos prazos e às conferências, fazendo com que conseguíssemos cumprir o acordado. Uma parceria que deu muito certo”, ressalta.
Sandra também destaca que a parceria entre as empresas envolvidas no projeto foi essencial para o desempenho e o resultado alcançado. “Esse projeto é resultante de um ótimo controle de qualidade na execução e nos acompanhamentos. Tivemos vários desafios e todos foram muito bem planejados e executados. O resultado foi além das expectativas. É mais que uma obra emblemática, é uma obra de arte em forma de muro de gravidade”, finaliza.