NOSSA GENTE
EDUARDO GUANAES
Coordenador técnico-comercial
Na editoria Nossa Gente desta edição, convidamos o coordenador técnico-comercial da HUESKER Brasil, responsável pela área ambiental, Eduardo Guanaes, para compartilhar suas vivências e experiências na empresa. Eduardo dá continuidade à série de entrevistas com os colaboradores que fazem a história da HUESKER no país.
Como iniciou sua carreira?
Eduardo Guanaes - Iniciei minha vida profissional como a maioria das pessoas da minha geração, fazendo um pouco de tudo. Trabalhei em banco, fui técnico mecânico, fui segurança do trabalho, comprador, agente de venda de lojas e seguros, enquanto fazia engenharia a noite. Assim que me formei Engenheiro Civil, pela Fundação Mineira de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais (2002), o mercado não estava aquecido, então, resolvi tentar uma experiência internacional. Retornei ao Brasil em 2006 e iniciei o mestrado em Construção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), onde me familiarizei com os geossintéticos.
Por intermédio da minha professora, Denise Urashima, iniciei minha pesquisa. Ao concluí-la, Denise me convidou para ir à São José dos Campos apresentá-la para a empresa que havia colaborado com o meu trabalho. Foi assim que conheci a HUESKER. Inicialmente, desenvolvi alguns trabalhos para a empresa e, após seis meses, Flávio Montez me convidou para integrar o seleto grupo de funcionários ao qual pertenço até hoje.
Há quanto tempo está na HUESKER Brasil e quais valores agregou para a empresa?
Eduardo Guanaes - Estou na HUESKER desde 2009. Nosso principal objetivo era o desenvolvimento da técnica de dessecagem de lodos e lamas em geral, por meio da aplicação de formas têxteis geossintéticas, e a construção de mercado, que naquela época ainda não havia se consolidado. Ao longo dos anos, nosso foco foi a pesquisa e o desenvolvimento da técnica, bem como o estabelecimento de parcerias que pudessem agregar valores ao nosso fornecimento de materiais. Atualmente, estamos cada dia mais preparados para os desafios futuros, nos quais a preocupação com o meio ambiente é uma condição essencial para a consolidação das empresas.
Quais os principais aprendizados adquiridos?
Eduardo Guanaes -Ao longo desses anos o aprendizado foi grande. Não tinha nenhuma experiência com os geossintéticos. A minha única relação era na possibilidade de usar tecidos de poliéster ou polipropileno para a filtração. Daí, toda a necessidade de estudar muito, conhecer tecnicamente os materiais e seus comportamentos, suas limitações e especificidades. Um ponto fundamental foi aprender e aplicar conceitos de organização pessoal e profissional. Os alemães são mestres nisso. O senso de organização, ética e profissionalismo são elementos essenciais na nossa empresa.
Conte uma lembrança de um momento marcante que viveu na HUESKER?
Eduardo Guanaes -- Tenho muitos momentos marcantes ao longo da minha trajetória profissional, grandes oportunidades e negócios que se concretizaram para o crescimento da empresa. Uma história muito bacana foi a alegria com que voltamos, eu o Flávio Montez (atual CEO da HUESKER USA), do Rio de Janeiro após o fechamento de um contrato importante. Estávamos tão eufóricos, conversando sobre tantas coisas que, quando nos demos conta, estávamos sem combustível e longe do posto. De repente, o carro parou completamente. Para minha surpresa, Flávio falou “é uma boa oportunidade para testarmos o serviço de assistência da concessionária”. Esperamos por uma hora a assistência. Ou seja, nada mudaria o nosso estado de espírito naquele dia. Fizemos daquele limão uma limonada.
Qual paixão te move?
Eduardo Guanaes -Sou uma pessoa regida por muitos amores. Acreditar em um futuro melhor e fazer o que gosto talvez sejam os destaques. Gosto da investigação e da pesquisa, do contato com o outro, da solução de problemas, do desafio de desenvolver inovações usando criatividade e bom senso. Creio que fazer uma boa engenharia é antever os ganhos e evitar os contratempos. Não existe nada que não seja possível para o homem. Ainda estamos conhecendo as condições de contorno e desenvolvendo as tecnologias necessárias para essas conquistas. Na HUESKER, ainda tenho muito a contribuir e colaborar para esse Grupo que se preocupa em fazer, cada dia mais, a diferença para a melhor.