#NOSSA GENTE
EMÍLIA ANDRADE
Engenheira Ambiental da HUESKER Brasil
Na editoria Nossa Gente desta edição, convidamos a engenheira ambiental, Emília Andrade, para compartilhar suas vivências e experiências na empresa. Emília dá continuidade à série de entrevistas com os colaboradores que fazem a história da HUESKER no país.
Como iniciou sua carreira profissional?
Emília Andrade - Iniciei a minha carreira já trabalhando com geossintéticos. Quando me formei, fui imediatamente trabalhar em obras de barragens de rejeitos de mineração. Atuei em campo, em obras de mineradoras no Maranhão e em Minas Gerais, entre 2009 e 2012.
Há quanto tempo está na HUESKER Brasil e quais valores agregou para a empresa?
Emília Andrade - Neste ano, completo 10 anos de HUESKER Brasil. Acredito que a minha prévia experiência de campo, com a instalação de geossintéticos em grandes obras de proteção ambiental, me proporcionou um importante conhecimento e experiência que agregam valor ao meu trabalho na HUESKER, onde desenvolvo estudos de aplicação dos nossos produtos de
forma a sempre alcançar a ótima relação entre custo, benefício, praticidade e segurança das obras. Fui também a primeira engenheira ambiental na HUESKER Brasil, reforçando o empenho da empresa nesta área, que vem sendo cada vez mais valorizada e tem ganhado protagonismo em nossas ações.
Quais os principais aprendizados adquiridos?
Emília Andrade - Na HUESKER aprendemos todos os dias com os projetos, os clientes, a liderança e com nossos colegas. Acho que o principal, para mim, foi aprender a ter foco em resolver os problemas dos clientes com comprometimento inegociável com as melhores práticas da engenharia com geossintéticos e sem abrir mão do rigor técnico nas nossas propostas. Essa é uma característica da cultura da empresa e está presente em todas as nossas ações como fornecedores de soluções, e não meramente como vendedores de produtos. A versatilidade também é algo que aprendi de forma intensa na HUESKER, pois aqui pude atuar em áreas diferentes da engenharia, já que as nossas soluções abrangem uma ampla gama de segmentos de mercado. Isso torna o trabalho dinâmico e exige que tenhamos habilidades diversas, o que pude desenvolver ao longo desses anos.
Conte uma lembrança de um momento marcante que viveu na HUESKER?
Emília Andrade - É difícil escolher apenas um momento marcante, mas acredito que o mais significativo foi logo no início do meu trabalho aqui, no Reforçando Parcerias 2013, o primeiro que participei. Tinha acabado de entrar na empresa e logo fui para esse evento, que reúne todos os representantes. Lembro da grata surpresa que tive com o clima do evento, diferente de todos os eventos profissionais de que tinha participado até então. Foi lá que me dei conta que estava realmente num lugar diferenciado, com uma cultura real de valorização das pessoas. O clima de confraternização e comprometimento de todos me surpreendeu. Lembro de ter sido muito bem recebida por todos, como se já fizesse parte da empresa há anos. Foi muito marcante para mim este início de carreira na HUESKER.
Qual paixão te move?
Emília Andrade - Várias paixões me movem. A paixão pela minha família principalmente e por fazer tudo que posso para ter um impacto positivo no mundo. Mesmo sendo apenas uma pessoa, acredito que agir dentro do meu alcance para ser parte da solução – e não do problema – é uma reflexão que devo fazer em todas as minhas ações. Acredito que o meu trabalho na HUESKER me permite colocar em prática essa filosofia, conjugando o trabalho do dia a dia com o propósito de melhorar a vida das pessoas. Essa é a minha paixão.