PESQUISA
Dissertação de mestrado que avaliou tubos geotêxteis foi destaque no GeoAmericas
Engenheira Maria Alejandra apresentou parte dos resultados referentes aos ensaios em tubos geotêxteis do tipo tecido
Existe uma preocupação com o desaguamento de resíduos gerados em Estações de Tratamento de Água (ETAs), assim como uma busca por tecnologias mais econômicas. Nesse contexto, os sistemas fechados em geotêxtil aparecem como uma solução. Em sua dissertação de mestrado defendida em junho pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), sob a orientação do Prof. Dr. Jefferson Lins da Silva, a engenheira civil e doutoranda colombiana Maria Alejandra Aparicio Ardila avaliou a viabilidade do emprego de sistemas fechados em geotêxtil não tecido para o desaguamento de resíduos de ETA, por meio de ensaios de semi-desempenho. Para este fim, foram realizados concomitantemente sobre as mesmas condições, ensaios em geotêxteis tecidos comumente empregados para esta aplicação, com o intuito de ter uma referência de desempenho.
A partir dos resultados obtidos, verificou-se por meio de ensaios de Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) a diminuição da permissividade nos geotêxteis após desaguamento. Também foram obtidos percolados com valores de turbidez que atenderam à normativa de lançamento de efluentes em corpos hídricos Classe 2 para todos os geotêxteis avaliados, assim como teores de sólidos superiores aos obtidos com outras tecnologias de desaguamento de resíduos que são, atualmente, empregadas nas ETAs.
No GeoAmericas 2020, Maria Alejandra apresentou parte dos resultados referentes aos ensaios em tubos geotêxteis do tipo tecido. “Gostei muito de participar desse importante evento, totalmente virtual, que proporcionou, mais uma vez, o contato entre a comunidade acadêmica e as empresas”, ressaltou.
Qual o objetivo da dissertação?
Maria Alejandra - Avaliar a viabilidade do uso de sistemas fechados de geotêxtil elaborados em geotêxteis do tipo não tecido no desaguamento de lodo de ETA. O lodo empregado nesta pesquisa foi da ETA de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa (CODEN), localizada em Nova Odessa/SP. Quatro tipos de geotêxteis foram avaliados, sendo dois não tecidos e dois tecidos.
Quais foram as etapas e as metodologias adotadas?
Maria Alejandra - A pesquisa foi feita em duas etapas de ensaio, sendo que todos os ensaios foram realizados nas instalações da própria ETA. A Metodologia de Superfície de Resposta (MSR) foi empregada no planejamento experimental de todos os ensaios. Na primeira etapa, foram realizados ensaios de desaguamento em cone junto com ensaios em jarteste. A segunda etapa foi a de ensaios em bolsa fechada, que foi adaptada da norma ASTM D7880, incorporando nos ensaios uma célula de carga, monitorando o desaguamento ao longo do tempo. Finalizando essa etapa de ensaios, foram coletadas amostras das bolsas para análises de permissividade e de MEV.
Quais os resultados do estudo?
Maria Alejandra - Os resultados permitiram constatar a importância de realizar ensaios de semi-desempenho para avaliar o desaguamento dos sistemas e para a seleção do condicionante químico. Apesar do fato de que nos ensaios em geotêxteis não tecidos o volume desaguado foi menor em relação aos ensaios em geotêxteis tecidos, os valores finais de teor de sólidos foram maiores. Indicando que a remoção de água do lodo não depende unicamente do volume desaguado e que pode estar influenciada por outros fatores como a evaporação. O estudo mostrou a eficiência dos sistemas elaborados em geotêxtil não tecido quando comparados com os de geotêxtil tecido. Contudo, é necessária a verificação das propriedades gerais dos geotêxteis, pois além das propriedades de filtração, as propriedades de resistência são fundamentais nesta tecnologia de desaguamento. Finalmente, foi observada a diminuição da permissividade em todos os geotêxteis avaliados, verificando-se assim a formação do filter cake nas bolsas de geotêxtil por meio das imagens de MEV.
Quais as contribuições da dissertação para o aprimoramento da técnica?
Maria Alejandra - O emprego da MSR apresentou-se como uma ferramenta eficiente para o planejamento experimental dos ensaios, otimizando os resultados obtidos e facilitando a sua interpretação. Observou-se que resíduos com baixo teor de sólidos (próximo de 0,025%) não devem ser encaminhados diretamente aos sistemas, ressaltando-se a necessidade de que devam passar por etapas prévias de clarificação ou adensamento. Por outro lado, esse trabalho destacou a importância da verificação dos parâmetros de qualidade do produto percolado do desaguamento dos resíduos, em vista de reduzir os impactos ambientais.
Qual a contribuição da HUESKER para o seu estudo?
Maria Alejandra - A HUESKER mostrou disponibilidade e compromisso com as pesquisas realizadas no Laboratório de Geossintéticos da EESC-USP. Além de proporcionar todo o material necessário para os ensaios de minha dissertação, me auxiliaram com orientações durante todo o meu projeto de mestrado, especialmente o engenheiro Cássio Carmo, a quem estou muito grata.